Organização do Curso: 20 horas presenciais; 70 horas à distância
Objetivos
-Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da formação profissional em Portugal;
-Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;
-Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática;
-Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação;
-Formular adequadamente os objetivos pedagógicos;
-Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
-Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens;
-Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia;
-Desenvolver uma relação pedagógica eficaz ;
-Refletir sobre os sistemas de formação;
-Estabelecer uma relação pedagógica diferenciada, dinâmica e eficaz com múltiplos grupos ou indivíduos.
-Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;
-Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática;
-Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação;
-Formular adequadamente os objetivos pedagógicos;
-Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
-Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens;
-Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia;
-Desenvolver uma relação pedagógica eficaz ;
-Refletir sobre os sistemas de formação;
-Estabelecer uma relação pedagógica diferenciada, dinâmica e eficaz com múltiplos grupos ou indivíduos.
Tópicos
Módulo 1 – 3h presencial; 7h à distância
FORMADOR: CONTEXTOS DE INTERVENÇÃO
Políticas europeias e nacionais de educação/formação
O Sistema Nacional de Qualificações
O Catálogo Nacional de Qualificações
Principais ofertas formativas disponíveis
Conceitos e fundamentos da formação profissional
Legislação de enquadramento da formação profissional
Legislação de enquadramento da atividade de formador
Perfil do formador (atividades, competências e capacidades) - formador profissional multitarefas
Código deontológico: direitos e deveres
Princípios da teoria de aprendizagem
Pedagogia, andragogia, didática e psicologia da aprendizagem
Processos, etapas e fatores psicológicos da aprendizagem
Conceitos, características e percursos da aprendizagem (individualizada/em grupo)
Fatores cognitivos de aprendizagem (memória e atenção)
A aprendizagem disruptiva como metodologia de facilitação
Módulo 2 - 10h presencial
PREPARAÇÃO E CONCRETIZAÇÃO DAS SIMULAÇÕES
Características da técnica de simulação pedagógica;
Processo de desenvolvimento das simulações.
ANÁLISE E PROJETO DE MELHORIA
Análise e auto-análise dos comportamentos pedagógicos observados;
Diagnóstico das competências demonstradas e a adquirir/melhorar;
Elaboração de um projeto de melhoria para acompanhamento da progressão das aprendizagens.
Módulo 3 - 10h presencial
COMUNICAÇÃO E COMPORTAMENTO RELACIONAL
Comunicação pedagógica;
Métodos e técnicas de comunicação;
Estilos de comunicação (assertivo, agressivo, manipulador, passivo);
Fatores inibidores/potenciadores do relacionamento interpessoal e comunicacional;
Eficácia e eficiência da comunicação: Estratégias de atuação;
Organização do espaço da formação (princípios de Ergonomia);
Trabalho colaborativo;
Teorias, fatores, métodos e técnicas de motivação;
Estilos de liderança e os seus efeitos na prática pedagógica;
Papel do animador de grupo;
O contrato formativo: compromisso entre a liberdade e a responsabilidade;
Princípios de PNL (Programação Neuro-Linguística);
DIVERSIDADE NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO
Técnicas e estratégias de caracterização do grupo de formação;
Métodos de gestão da diversidade (género, etária, cognitiva, socioeconómica, étnico-cultural, deficiência, religião, focos de interesse);
Processos de mediação;
Técnicas de dinâmicas de grupo e de gestão de conflitos;
Técnicas e estratégias de caracterização dos fatores potenciadores de situações de desigualdade, discriminação e bloqueadores das aprendizagens (conflitos, ausências, falta de motivação, categorização, preconceitos, estereótipos, efeito de halo, …);
Individualidade no processo de aprendizagem.
Módulo 4 - 6h presencial; 4h à distância
MÉTODOS E TÉCNICAS PEDAGÓGICAS
Metodologias e técnicas de ensino/ aprendizagem específicas para adultos (passivas e ativas);
Metodologias e técnicas de auto-estudo (formação a distância);
Métodos Pedagógicos: expositivo, interrogativo, demonstrativo e ativo;
Técnicas pedagógicas: simulação, jogo de papéis, exposição, demonstração, estudo de casos, tempestade de ideias, projetos, aprendizagem no posto de trabalho, exercícios práticos, tutoria e dinâmicas de grupo;
Critérios de seleção dos métodos e/ou técnicas pedagógicas.
PEDAGOGIA E APRENDIZAGEM INCLUSIVA E DIFERENCIADA
Relações entre formador-formando e formando-formando (sócio-construtivismo);
Criatividade pedagógica: desenvolvimento do processo criativo; a criatividade como ferramenta eficaz; técnicas e fontes de criatividade; potenciar a atitude criativa;
Dramatização de cenários pedagógicos;
Estratégias de adaptação e desenvolvimento para a inclusão e a formação de grupos coesos;
Dinamização de atividades indoor e/ou outdoor que permitam a aplicação dos conteúdos em diferentes contextos;
Vantagens e desvantagens da aplicação das diferentes técnicas pedagógicas em contextos diferenciados.
Módulo 5 - 10h à distância
COMPETÊNCIAS E OBJETIVOS OPERACIONAIS
Objetivos da formação e da aprendizagem;
Metodologias e técnicas de definição de objetivos;
Objetivos pedagógicos: função, níveis, componentes e domínios;
Redação de objetivos operacionais;
Conceito de competência;
Das competências aos objetivos;
DESENHO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO-APRENDIZAGEM
Métodos e técnicas de organização e planeamento da formação (presencial e/ou a distância);
Técnicas e estratégias de caracterização do grupo de formação;
Técnicas de análise de necessidades de competências profissionais e de caracterização do contexto profissional dos destinatários;
Tipos de conteúdos (teóricos, práticos e teórico/práticos);
Como construir um módulo de formação: Critérios de seleção e sequenciação de conteúdos segundo uma estrutura modular (unidades de formação, unidade capitalizável);
Princípios e métodos de desenvolvimento curricular (aplicados ao desenho de programas de formação);
Técnicas e critérios para calcular a distribuição do tempo da formação (volume dos conteúdos, grau de dificuldade, importância dos conteúdos/módulos, perfil dos formandos, modalidade de formação);
Conceção e elaboração do plano de sessão: pressupostos, etapas, objetivos, conteúdos;
Modelos de planos de sessão;
Elementos constituintes do plano de sessão (objetivos, métodos, técnicas, recursos, avaliação, duração).
Módulo 6 - 10h à distância
EXPLORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS
Funções dos recursos didáticos;
Tipos de recursos didáticos: convencionais, audiovisuais e multimédia;
Critérios de seleção dos recursos didáticos em função das características dos destinatários, objetivos de aprendizagem, conteúdos programáticos e forma de organização da formação (presencial/a distância);
Regras de elaboração de documentos projetáveis.
CONSTRUÇÃO DE APRESENTAÇÕES MULTIMÉDIA
Principais softwares de apresentação multimédia;
O PowerPoint como ferramenta base para a criação de apresentações;
Comandos e funcionalidades;
A interatividade da ferramenta;
Manipulação das apresentações em PowerPoint;
Criação de apresentações em PowerPoint;
Regras de elaboração de outras apresentações multimédia;
Tratamento de ficheiros a integrar na apresentação.
Módulo 7 - 10h à distância
FINALIDADES E FUNCIONALIDADES
Pesquisa e Navegação na Internet;
A evolução da Web (da 1.0 à atual);
Ferramentas da Web: técnicas de organização e adequação da informação selecionada aos destinatários da formação; interação (pesquisar e produzir conteúdos);
Introdução à Web;
Princípios básicos de formação/suporte de formação através de plataformas de e-learning;
Aprendizagem Cooperativa e Colaborativa;
Princípios básicos sobre e-Learning;
Tipologias e Funcionalidades de uma plataforma (p.e. Moodle);
Técnicas de adaptação dos conteúdos disponibilizados em papel à sua disponibilização online (em Pdf, comprimidos – ZIP, com apresentações em PowerPoint em modelo.pps);
Regras – Net-etiqueta.
COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Comunidades virtuais de aprendizagem (blogues, fórum de discussão, plataformas);
Princípios básicos da Web 2.0 (p.e., Redes sociais);
Inserção de recursos didáticos em plataformas colaborativas e de aprendizagem (p.e., normas scorm);
Estratégias, métodos e técnicas de organização do trabalho e da comunicação online;
Ferramentas de comunicação síncronas (chat e vídeo-conferência) e assíncronas (e-mail, blogues e fóruns de discussão);
O papel (e funções) do e-formador e e-moderador,
Princípios básicos da e-moderação e do e-formador.
Módulo 8 - 10h à distância
AVALIAÇÃO QUANTITATIVA E QUALITATIVA
Conceito, finalidades e objetos da avaliação;
Tipos de avaliação da formação (inicial: diagnóstica; contínua: formativa e sumativa; e final: sumativa);
Indicadores e critérios de avaliação da aprendizagem;
Características técnicas da avaliação (fiabilidade, validade e objetividade);
A problemática da subjetividade no processo de avaliação;
Técnicas de avaliação (observação, formulação de perguntas, medição) de acordo com os objetivos, metodologias e estratégias de formação;
Instrumentos de avaliação (grelhas de observação, escalas de classificação, testes de produção curta e longa, testes com questões de escolha múltipla, de verdadeiro/falso, de emparelhamento);
Escalas de classificação (numéricas, literal e descritivas);
Critérios de seleção das técnicas e instrumentos de avaliação da aprendizagem;
Regras da conceção dos instrumentos de avaliação (ponderação, tempo de realização e tempo médio por bloco de questões).
AVALIAÇÃO: DA FORMAÇÃO AO CONTEXTO DE TRABALHO
Princípios e métodos de avaliação da formação;
Avaliação da eficácia e eficiência do processo técnico-pedagógico;
Avaliação da qualidade da formação (estrutura do programa, objetivos, conteúdos, metodologia, atividades e recursos, formador);
Impacte de formação e inserção no mercado de trabalho;
Papéis e intervenientes no processo de avaliação (formador, tutor);
Formador e tutor: competências em comum;
Técnicas e instrumentos de recolha de informação (testes de conhecimentos, testes de performance, inquérito por entrevista, inquérito por questionário, análise documental, observação direta, focus group, estudos de caso, simulação, elaboração de projetos finais, análise de incidentes críticos, elaboração de portefólios, análise custo-benefício, construção de roteiros de atividades).
Módulo 9 - 10h presencial
PREPARAÇÃO E CONCRETIZAÇÃO DAS SIMULAÇÕES
Processo de desenvolvimento das simulações.
ANÁLISE E PROSPETIVA TÉCNICO-PEDAGÓGICA
Análise e auto-análise dos comportamentos pedagógicos observados;
Síntese e avaliação dos comportamentos pedagógicos adquiridos;
Percursos para autoformação e aprendizagem ao longo da vida (Formação de: Formador de Formadores; Formador à distância; Formador-Consultor; Gestor/ Coordenador de Formação; Mediador de Formação dos cursos EFA’s).
FORMADOR: CONTEXTOS DE INTERVENÇÃO
Políticas europeias e nacionais de educação/formação
O Sistema Nacional de Qualificações
O Catálogo Nacional de Qualificações
Principais ofertas formativas disponíveis
Conceitos e fundamentos da formação profissional
Legislação de enquadramento da formação profissional
Legislação de enquadramento da atividade de formador
Perfil do formador (atividades, competências e capacidades) - formador profissional multitarefas
Código deontológico: direitos e deveres
Princípios da teoria de aprendizagem
Pedagogia, andragogia, didática e psicologia da aprendizagem
Processos, etapas e fatores psicológicos da aprendizagem
Conceitos, características e percursos da aprendizagem (individualizada/em grupo)
Fatores cognitivos de aprendizagem (memória e atenção)
A aprendizagem disruptiva como metodologia de facilitação
Módulo 2 - 10h presencial
PREPARAÇÃO E CONCRETIZAÇÃO DAS SIMULAÇÕES
Características da técnica de simulação pedagógica;
Processo de desenvolvimento das simulações.
ANÁLISE E PROJETO DE MELHORIA
Análise e auto-análise dos comportamentos pedagógicos observados;
Diagnóstico das competências demonstradas e a adquirir/melhorar;
Elaboração de um projeto de melhoria para acompanhamento da progressão das aprendizagens.
Módulo 3 - 10h presencial
COMUNICAÇÃO E COMPORTAMENTO RELACIONAL
Comunicação pedagógica;
Métodos e técnicas de comunicação;
Estilos de comunicação (assertivo, agressivo, manipulador, passivo);
Fatores inibidores/potenciadores do relacionamento interpessoal e comunicacional;
Eficácia e eficiência da comunicação: Estratégias de atuação;
Organização do espaço da formação (princípios de Ergonomia);
Trabalho colaborativo;
Teorias, fatores, métodos e técnicas de motivação;
Estilos de liderança e os seus efeitos na prática pedagógica;
Papel do animador de grupo;
O contrato formativo: compromisso entre a liberdade e a responsabilidade;
Princípios de PNL (Programação Neuro-Linguística);
DIVERSIDADE NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO
Técnicas e estratégias de caracterização do grupo de formação;
Métodos de gestão da diversidade (género, etária, cognitiva, socioeconómica, étnico-cultural, deficiência, religião, focos de interesse);
Processos de mediação;
Técnicas de dinâmicas de grupo e de gestão de conflitos;
Técnicas e estratégias de caracterização dos fatores potenciadores de situações de desigualdade, discriminação e bloqueadores das aprendizagens (conflitos, ausências, falta de motivação, categorização, preconceitos, estereótipos, efeito de halo, …);
Individualidade no processo de aprendizagem.
Módulo 4 - 6h presencial; 4h à distância
MÉTODOS E TÉCNICAS PEDAGÓGICAS
Metodologias e técnicas de ensino/ aprendizagem específicas para adultos (passivas e ativas);
Metodologias e técnicas de auto-estudo (formação a distância);
Métodos Pedagógicos: expositivo, interrogativo, demonstrativo e ativo;
Técnicas pedagógicas: simulação, jogo de papéis, exposição, demonstração, estudo de casos, tempestade de ideias, projetos, aprendizagem no posto de trabalho, exercícios práticos, tutoria e dinâmicas de grupo;
Critérios de seleção dos métodos e/ou técnicas pedagógicas.
PEDAGOGIA E APRENDIZAGEM INCLUSIVA E DIFERENCIADA
Relações entre formador-formando e formando-formando (sócio-construtivismo);
Criatividade pedagógica: desenvolvimento do processo criativo; a criatividade como ferramenta eficaz; técnicas e fontes de criatividade; potenciar a atitude criativa;
Dramatização de cenários pedagógicos;
Estratégias de adaptação e desenvolvimento para a inclusão e a formação de grupos coesos;
Dinamização de atividades indoor e/ou outdoor que permitam a aplicação dos conteúdos em diferentes contextos;
Vantagens e desvantagens da aplicação das diferentes técnicas pedagógicas em contextos diferenciados.
Módulo 5 - 10h à distância
COMPETÊNCIAS E OBJETIVOS OPERACIONAIS
Objetivos da formação e da aprendizagem;
Metodologias e técnicas de definição de objetivos;
Objetivos pedagógicos: função, níveis, componentes e domínios;
Redação de objetivos operacionais;
Conceito de competência;
Das competências aos objetivos;
DESENHO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO-APRENDIZAGEM
Métodos e técnicas de organização e planeamento da formação (presencial e/ou a distância);
Técnicas e estratégias de caracterização do grupo de formação;
Técnicas de análise de necessidades de competências profissionais e de caracterização do contexto profissional dos destinatários;
Tipos de conteúdos (teóricos, práticos e teórico/práticos);
Como construir um módulo de formação: Critérios de seleção e sequenciação de conteúdos segundo uma estrutura modular (unidades de formação, unidade capitalizável);
Princípios e métodos de desenvolvimento curricular (aplicados ao desenho de programas de formação);
Técnicas e critérios para calcular a distribuição do tempo da formação (volume dos conteúdos, grau de dificuldade, importância dos conteúdos/módulos, perfil dos formandos, modalidade de formação);
Conceção e elaboração do plano de sessão: pressupostos, etapas, objetivos, conteúdos;
Modelos de planos de sessão;
Elementos constituintes do plano de sessão (objetivos, métodos, técnicas, recursos, avaliação, duração).
Módulo 6 - 10h à distância
EXPLORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS
Funções dos recursos didáticos;
Tipos de recursos didáticos: convencionais, audiovisuais e multimédia;
Critérios de seleção dos recursos didáticos em função das características dos destinatários, objetivos de aprendizagem, conteúdos programáticos e forma de organização da formação (presencial/a distância);
Regras de elaboração de documentos projetáveis.
CONSTRUÇÃO DE APRESENTAÇÕES MULTIMÉDIA
Principais softwares de apresentação multimédia;
O PowerPoint como ferramenta base para a criação de apresentações;
Comandos e funcionalidades;
A interatividade da ferramenta;
Manipulação das apresentações em PowerPoint;
Criação de apresentações em PowerPoint;
Regras de elaboração de outras apresentações multimédia;
Tratamento de ficheiros a integrar na apresentação.
Módulo 7 - 10h à distância
FINALIDADES E FUNCIONALIDADES
Pesquisa e Navegação na Internet;
A evolução da Web (da 1.0 à atual);
Ferramentas da Web: técnicas de organização e adequação da informação selecionada aos destinatários da formação; interação (pesquisar e produzir conteúdos);
Introdução à Web;
Princípios básicos de formação/suporte de formação através de plataformas de e-learning;
Aprendizagem Cooperativa e Colaborativa;
Princípios básicos sobre e-Learning;
Tipologias e Funcionalidades de uma plataforma (p.e. Moodle);
Técnicas de adaptação dos conteúdos disponibilizados em papel à sua disponibilização online (em Pdf, comprimidos – ZIP, com apresentações em PowerPoint em modelo.pps);
Regras – Net-etiqueta.
COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Comunidades virtuais de aprendizagem (blogues, fórum de discussão, plataformas);
Princípios básicos da Web 2.0 (p.e., Redes sociais);
Inserção de recursos didáticos em plataformas colaborativas e de aprendizagem (p.e., normas scorm);
Estratégias, métodos e técnicas de organização do trabalho e da comunicação online;
Ferramentas de comunicação síncronas (chat e vídeo-conferência) e assíncronas (e-mail, blogues e fóruns de discussão);
O papel (e funções) do e-formador e e-moderador,
Princípios básicos da e-moderação e do e-formador.
Módulo 8 - 10h à distância
AVALIAÇÃO QUANTITATIVA E QUALITATIVA
Conceito, finalidades e objetos da avaliação;
Tipos de avaliação da formação (inicial: diagnóstica; contínua: formativa e sumativa; e final: sumativa);
Indicadores e critérios de avaliação da aprendizagem;
Características técnicas da avaliação (fiabilidade, validade e objetividade);
A problemática da subjetividade no processo de avaliação;
Técnicas de avaliação (observação, formulação de perguntas, medição) de acordo com os objetivos, metodologias e estratégias de formação;
Instrumentos de avaliação (grelhas de observação, escalas de classificação, testes de produção curta e longa, testes com questões de escolha múltipla, de verdadeiro/falso, de emparelhamento);
Escalas de classificação (numéricas, literal e descritivas);
Critérios de seleção das técnicas e instrumentos de avaliação da aprendizagem;
Regras da conceção dos instrumentos de avaliação (ponderação, tempo de realização e tempo médio por bloco de questões).
AVALIAÇÃO: DA FORMAÇÃO AO CONTEXTO DE TRABALHO
Princípios e métodos de avaliação da formação;
Avaliação da eficácia e eficiência do processo técnico-pedagógico;
Avaliação da qualidade da formação (estrutura do programa, objetivos, conteúdos, metodologia, atividades e recursos, formador);
Impacte de formação e inserção no mercado de trabalho;
Papéis e intervenientes no processo de avaliação (formador, tutor);
Formador e tutor: competências em comum;
Técnicas e instrumentos de recolha de informação (testes de conhecimentos, testes de performance, inquérito por entrevista, inquérito por questionário, análise documental, observação direta, focus group, estudos de caso, simulação, elaboração de projetos finais, análise de incidentes críticos, elaboração de portefólios, análise custo-benefício, construção de roteiros de atividades).
Módulo 9 - 10h presencial
PREPARAÇÃO E CONCRETIZAÇÃO DAS SIMULAÇÕES
Processo de desenvolvimento das simulações.
ANÁLISE E PROSPETIVA TÉCNICO-PEDAGÓGICA
Análise e auto-análise dos comportamentos pedagógicos observados;
Síntese e avaliação dos comportamentos pedagógicos adquiridos;
Percursos para autoformação e aprendizagem ao longo da vida (Formação de: Formador de Formadores; Formador à distância; Formador-Consultor; Gestor/ Coordenador de Formação; Mediador de Formação dos cursos EFA’s).
Método de aprendizagem: Sessões presenciais: métodos expositivo, analógico, interrogativo, de descoberta, com recurso a projeção de slides, questionamento, estudos de casos, exercícios individuais e em grupo; jogos pedagógicos, autoscopias e elaboração e apresentação do PSI (Plano de Sessão Individual).
Sessões à distância: métodos expositivo, analógico, interrogativo e de descoberta, com recurso a consulta de manuais e documentação de apoio e elaboração de exercícios propostos através de uma plataforma e-Learning.
Sessões à distância: métodos expositivo, analógico, interrogativo e de descoberta, com recurso a consulta de manuais e documentação de apoio e elaboração de exercícios propostos através de uma plataforma e-Learning.
Língua: Português
- Professor: Vitor Poeiras
- Professor: Carolina Rodrigues