MODALIDADE DE FORMAÇÃO: e-Learning
DURAÇÃO: 15 horas
DATA: Flexível de acordo com a disponibilidade do cliente
FORMADORES: Ana Ferreira
VALOR: 120,00 euros + IVA
Objetivos Gerais
Apreender técnicas para ganhar eficácia na organização do seu tempo e otimizar a relação entre esforço e resultado
Saber estabelecer prioridades e gerir os contactos com o meio equilibrando a relação e o controlo do tempo
Objetivos Específicos
Conhecer o seu estilo de gestão no tempo
Atuar no núcleo da sua missão através de uma definição estratégica de prioridades
Planear de forma realista e flexível e aplicar as técnicas para “ganhar tempo”
Desenvolver a pro-atividade, gerir o stresse e aumentar o autodomínio
Gerir os contactos com o meio equilibrando a relação e o controlo do tempo
Delegar para se concentrar no essencial e desenvolver os colaboradores
Elaborar um plano de desenvolvimento individual
Avaliação: Diagnóstica; Formativa e Sumativa.
Tópicos
-Conhecer o seu estilo de gestão no tempo
O seu perfil dominante de atuação face ao tempo e as implicações no quotidiano profissional
Identificar pontos fortes e pontos a melhorar
-Atuar no núcleo da sua missão através de uma definição estratégica de prioridades
Identificar as atividade core da sua missão
Utilizar a técnica análise do tempo investido para distinguir o importante do urgente e atribuir prioridades
-Planear de forma realista e flexível e aplicar as técnicas para “ganhar tempo”
Definir e planificar as atividades – o mês, a semana e o dia
Gerir os “imprevistos”, as “interrupções” e o síndrome das “urgências”
Identificar os cronófagos e encontrar soluções para os eliminar
Racionalizar o consumo do tempo, através da deslocação, simplificação, eliminação e reagrupamento
-Desenvolver a pro-atividade, gerir o stresse e aumentar o autodomínio
Aprender a agir em vez de reagir
Diagnosticar o seu stresse positivo e negativo, os seus níveis e fontes de stresse
Saber atuar com base em objetivos
-Gerir os contactos com o meio equilibrando a relação e o controlo do tempo
Utilizar uma comunicação centrada no essencial e uma linguagem precisa e objetiva
Saber dizer “não”
Aplicar as regras para consumir menos tempo em reuniões, entrevistas e contactos telefónicos
Princípios básicos da comunicação escrita a utilizar com o correio eletrónico
-Delegar para se concentrar no essencial e desenvolver os colaboradores
Identificar os principais bloqueios pessoais à delegação
Delegar: o quê, a quem, como
Preparar o processo de delegação e saber atuar em cada uma das suas fases
-Elaborar um plano de desenvolvimento individual
Identificar as técnicas mais apropriadas ao seu contexto para integrar no plano de desenvolvimento individual
Materiais necessários: Computador ou Tablet
Método de aprendizagem: Pedagogia ativa baseada em exercícios de autodiagnóstico, trabalhos individuais de diagnóstico dos gastos de tempo e de situações do quotidiano profissional e atividades de fórum. Aplicações práticas de gestão de prioridades, planificação e delegação.
Língua: Português
- Professor: Paula Tomás