MODALIDADE DE FORMAÇÃO: e-Learning
DURAÇÃO: 15 horas
DATA: Flexível de acordo com a disponibilidade do cliente
FORMADORES: Ana Ferreira
VALOR: 120,00 euros + IVA
DURAÇÃO: 15 horas
DATA: Flexível de acordo com a disponibilidade do cliente
FORMADORES: Ana Ferreira
VALOR: 120,00 euros + IVA
Objetivos Gerais
Aumentar a eficácia na conceção e redação de textos profissionais
Treinar a redação de relatórios, mensagens e outros documentos, para conseguir os seus objetivos através da escrita.
Objetivos Específicos
Analisar a situação, definir a estratégia e organizar o pensamento
Saber estruturar um texto
Conhecer e saber aplicar os indicadores de controlo de qualidade dos textos
Desenvolver o seu estilo como redator
Apresentar os seus textos
Aumentar a eficácia na conceção e redação de textos profissionais
Treinar a redação de relatórios, mensagens e outros documentos, para conseguir os seus objetivos através da escrita.
Objetivos Específicos
Analisar a situação, definir a estratégia e organizar o pensamento
Saber estruturar um texto
Conhecer e saber aplicar os indicadores de controlo de qualidade dos textos
Desenvolver o seu estilo como redator
Apresentar os seus textos
Avaliação: Diagnóstica; Formativa e Sumativa
Tópicos
-Analisar a situação, definir a estratégia e organizar o pensamento
Analisar a situação, o contexto, o destinatário e definir a finalidade e objetivo do texto
Definição da estratégia e conceção de um plano coerente com a análise efetuada
Dispensável vs. Indispensável
-Saber estruturar um texto
Estruturação e objetividade da escrita
Os títulos e o objetivo
Classificação, coerência, articulação e hierarquização das ideias-chave
As sinteses, os resumos, o assunto e as apresentações
Conhecer e saber quando utilizar as diferentes estruturas de argumentação: à priori, à posteriori, ao contrário e metafórica
As regras de redação de textos curtos: o e-mail, a carta, a nota
As regras de redação de textos longos: o relatório, o artigo, o estudo
-Conhecer e saber aplicar os indicadores de controlo de qualidade dos textos
Aplicar e respeitar as regras da legibilidade:
A estrutura de parágrafos, as frases e a escolha das palavras
O sistema de pontuação
O índice de confusão
Técnicas para reler, rever e corrigir o texto
-Desenvolver o seu estilo como redator
Desbloquear a escrita
A pesquisa e a tomada de notas
Escrever imprimindo ritmo às frases
Como humanizar a informação
Factos, opiniões e convicções
Personalizar, ser positivo, utilizar uma linguagem assertiva
A informalidade: cuidados a ter
-Apresentar os seus textos
Utilizar a informação visual:
Os títulos, sumários, sínteses e resumos
Os princípios e fundamentos de uma apresentação eficaz
Analisar a situação, o contexto, o destinatário e definir a finalidade e objetivo do texto
Definição da estratégia e conceção de um plano coerente com a análise efetuada
Dispensável vs. Indispensável
-Saber estruturar um texto
Estruturação e objetividade da escrita
Os títulos e o objetivo
Classificação, coerência, articulação e hierarquização das ideias-chave
As sinteses, os resumos, o assunto e as apresentações
Conhecer e saber quando utilizar as diferentes estruturas de argumentação: à priori, à posteriori, ao contrário e metafórica
As regras de redação de textos curtos: o e-mail, a carta, a nota
As regras de redação de textos longos: o relatório, o artigo, o estudo
-Conhecer e saber aplicar os indicadores de controlo de qualidade dos textos
Aplicar e respeitar as regras da legibilidade:
A estrutura de parágrafos, as frases e a escolha das palavras
O sistema de pontuação
O índice de confusão
Técnicas para reler, rever e corrigir o texto
-Desenvolver o seu estilo como redator
Desbloquear a escrita
A pesquisa e a tomada de notas
Escrever imprimindo ritmo às frases
Como humanizar a informação
Factos, opiniões e convicções
Personalizar, ser positivo, utilizar uma linguagem assertiva
A informalidade: cuidados a ter
-Apresentar os seus textos
Utilizar a informação visual:
Os títulos, sumários, sínteses e resumos
Os princípios e fundamentos de uma apresentação eficaz
Materiais necessários: Computador ou Tablet
Método de aprendizagem: Pedagogia ativa fazendo recurso a exercícios de autodiagnóstico, trabalhos individuais e atividades de fórum. Exercícios sobre a conceção de textos reais.
Língua: Português
- Professor: Paula Tomás