Cursos com actividade (alunos)

MODALIDADE DE FORMAÇÃO: b-Learning /e-Learning
DURAÇÃO: 
b-Learning: 14 horas (4h presenciais e 10 h elearning)
e-Learning: 20 horas (totalmente à distância)
DATA: Flexível de acordo com a disponibilidade do cliente 
FORMADORES:  Ana Ferreira
VALOR: 
b-Learning: 175,00 euros + IVA 
e-Learning: 119 euros + IVA

Objetivos Gerais
Compreender o impacto da comunicação no relacionamento humano
Apreender as técnicas de comunicação assertiva na relação com os outros

Objetivos Específicos
Conhecer os processos de comunicação e o seu impacto no relacionamento humano
Conhecer as suas atitudes comunicacionais na relação com os outros
Utilizar técnicas de afirmação pessoal
Como lidar com comportamentos dificultadores da comunicação e do entendimento
Saber utilizar a negociação quotidiana e o comportamento realista para gerir os conflitos

Avaliação: Diagnóstica, Formativa e Sumativa

Tópicos

 -Conhecer os processos de comunicação e o seu impacto no relacionamento humano
A mensagem, o efeito e o processo de influência
Comunicação / comportamento um ato de escolha estratégica
As opiniões, julgamentos e representações de nós e dos outros

-Conhecer as suas atitudes comunicacionais na relação com os outros
Identificar o seu perfil comunicacional
Identificar as expressões de atitudes eficazes e ineficazes e as suas consequências

-Utilizar técnicas de afirmação pessoal
Saber escutar, questionar e utilizar a reformulação
Estimular o sentimento de cooperação

-Como lidar com comportamentos dificultadores da comunicação e do entendimento
Os sentimentos de defesa e ataque e as suas consequências nas relações interpessoais
Saber lidar com os comportamentos passivos, agressivos e manipuladores
Preparar-se para um diálogo difícil, utilizando o método DESC de Bower
Desenvolver uma postura construtiva nas relações de trabalho: abertura, disponibilidade e tolerância

-Saber utilizar a negociação quotidiana e o comportamento realista para gerir os conflitos
Promover uma plataforma negocial para gerir as situações difíceis
Potenciar uma atitude afirmativa nos outros para facilitar a negociação
Assegurar a mediação e treinar a construção de soluções negociadas

Materiais necessários: Computador ou Tablet

Método de aprendizagem: b-Learning: Pedagogia ativa fazendo recurso a exercícios de autodiagnóstico, trabalhos individuais e em subgrupo, estudos de caso e simulações de situações do quotidiano profissional.
e-Learning: Pedagogia ativa fazendo recurso a exercícios de autodiagnóstico, trabalhos individuais e atividades de fórum.

Língua: Português

MODALIDADE DE FORMAÇÃO: e-Learning

DURAÇÃO: 15 horas 

DATA: Flexível de acordo com a disponibilidade do cliente 

FORMADORES:  Ana Ferreira

VALOR: 120,00 euros + IVA

 

Objetivos Gerais

Apreender técnicas para ganhar eficácia na organização do seu tempo e otimizar a relação entre esforço e resultado

Saber estabelecer prioridades e gerir os contactos com o meio equilibrando a relação e o controlo do tempo


Objetivos Específicos

Conhecer o seu estilo de gestão no tempo

Atuar no núcleo da sua missão através de uma definição estratégica de prioridades

Planear de forma realista e flexível e aplicar as técnicas para “ganhar tempo”

Desenvolver a pro-atividade, gerir o stresse e aumentar o autodomínio

Gerir os contactos com o meio equilibrando a relação e o controlo do tempo

Delegar para se concentrar no essencial e desenvolver os colaboradores

Elaborar um plano de desenvolvimento individual


Avaliação: Diagnóstica; Formativa e Sumativa.


Tópicos


-Conhecer o seu estilo de gestão no tempo 

O seu perfil dominante de atuação face ao tempo e as implicações no quotidiano profissional

Identificar pontos fortes e pontos a melhorar


-Atuar no núcleo da sua missão através de uma definição estratégica de prioridades

Identificar as atividade core da sua missão

Utilizar a técnica análise do tempo investido para distinguir o importante do urgente e atribuir prioridades


-Planear de forma realista e flexível e aplicar as técnicas para “ganhar tempo”

Definir e planificar as atividades – o mês, a semana e o dia

Gerir os “imprevistos”, as “interrupções” e o síndrome das “urgências”

Identificar os cronófagos e encontrar soluções para os eliminar

Racionalizar o consumo do tempo, através da deslocação, simplificação, eliminação e reagrupamento


-Desenvolver a pro-atividade, gerir o stresse e aumentar o autodomínio

Aprender a agir em vez de reagir

Diagnosticar o seu stresse positivo e negativo, os seus níveis e fontes de stresse

Saber atuar com base em objetivos


-Gerir os contactos com o meio equilibrando a relação e o controlo do tempo

Utilizar uma comunicação centrada no essencial e uma linguagem precisa e objetiva

Saber dizer “não”

Aplicar as regras para consumir menos tempo em reuniões, entrevistas e contactos telefónicos

Princípios básicos da comunicação escrita a utilizar com o correio eletrónico


-Delegar para se concentrar no essencial e desenvolver os colaboradores

Identificar os principais bloqueios pessoais à delegação

Delegar: o quê, a quem, como

Preparar o processo de delegação e saber atuar em cada uma das suas fases


-Elaborar um plano de desenvolvimento individual

Identificar as técnicas mais apropriadas ao seu contexto para integrar no plano de desenvolvimento individual


Materiais necessários: Computador ou Tablet


Método de aprendizagem: Pedagogia ativa baseada em exercícios de autodiagnóstico, trabalhos individuais de diagnóstico dos gastos de tempo e de situações do quotidiano profissional e atividades de fórum. Aplicações práticas de gestão de prioridades, planificação e delegação.


Língua: Português