Cursos com actividade (alunos)

Organização do Curso: 20 horas presenciais; 70 horas à distância

Objetivos
 -Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da formação profissional em Portugal;
-Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;
-Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática;
-Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação; 
-Formular adequadamente os objetivos pedagógicos; 
-Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
-Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens; 
-Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia;
-Desenvolver uma relação pedagógica eficaz ;
-Refletir sobre os sistemas de formação;
-Estabelecer uma relação pedagógica diferenciada, dinâmica e eficaz com múltiplos grupos ou indivíduos.

Tópicos

 Módulo 1 – 3h presencial; 7h à distância 

FORMADOR: CONTEXTOS DE INTERVENÇÃO
Políticas europeias e nacionais de educação/formação
O Sistema Nacional de Qualificações
O Catálogo Nacional de Qualificações
Principais ofertas formativas disponíveis
Conceitos e fundamentos da formação profissional
Legislação de enquadramento da formação profissional
Legislação de enquadramento da atividade de formador
Perfil do formador (atividades, competências e capacidades) - formador profissional multitarefas
Código deontológico: direitos e deveres
Princípios da teoria de aprendizagem
Pedagogia, andragogia, didática e psicologia da aprendizagem
Processos, etapas e fatores psicológicos da aprendizagem
Conceitos, características e percursos da aprendizagem (individualizada/em grupo)
Fatores cognitivos de aprendizagem (memória e atenção)
A aprendizagem disruptiva como metodologia de facilitação

Módulo 2 - 10h presencial 

PREPARAÇÃO E CONCRETIZAÇÃO DAS SIMULAÇÕES
Características da técnica de simulação pedagógica;
Processo de desenvolvimento das simulações.

ANÁLISE E PROJETO DE MELHORIA
Análise e auto-análise dos comportamentos pedagógicos observados;
Diagnóstico das competências demonstradas e a adquirir/melhorar;
Elaboração de um projeto de melhoria para acompanhamento da progressão das aprendizagens.

Módulo 3 - 10h presencial 

COMUNICAÇÃO E COMPORTAMENTO RELACIONAL
Comunicação pedagógica;
Métodos e técnicas de comunicação;
Estilos de comunicação (assertivo, agressivo, manipulador, passivo);
Fatores inibidores/potenciadores do relacionamento interpessoal e comunicacional;
Eficácia e eficiência da comunicação: Estratégias de atuação;
Organização do espaço da formação (princípios de Ergonomia);
Trabalho colaborativo;
Teorias, fatores, métodos e técnicas de motivação;
Estilos de liderança e os seus efeitos na prática pedagógica;
Papel do animador de grupo;
O contrato formativo: compromisso entre a liberdade e a responsabilidade;
Princípios de PNL (Programação Neuro-Linguística);

DIVERSIDADE NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO
Técnicas e estratégias de caracterização do grupo de formação;
Métodos de gestão da diversidade (género, etária, cognitiva, socioeconómica, étnico-cultural, deficiência, religião, focos de interesse);
Processos de mediação;
Técnicas de dinâmicas de grupo e de gestão de conflitos;
Técnicas e estratégias de caracterização dos fatores potenciadores de situações de desigualdade, discriminação e bloqueadores das aprendizagens (conflitos, ausências, falta de motivação, categorização, preconceitos, estereótipos, efeito de halo, …);
Individualidade no processo de aprendizagem.

Módulo 4 - 6h presencial; 4h à distância

MÉTODOS E TÉCNICAS PEDAGÓGICAS
Metodologias e técnicas de ensino/ aprendizagem específicas para adultos (passivas e ativas);
Metodologias e técnicas de auto-estudo (formação a distância);
Métodos Pedagógicos: expositivo, interrogativo, demonstrativo e ativo;
Técnicas pedagógicas: simulação, jogo de papéis, exposição, demonstração, estudo de casos, tempestade de ideias, projetos, aprendizagem no posto de trabalho, exercícios práticos, tutoria e dinâmicas de grupo;
Critérios de seleção dos métodos e/ou técnicas pedagógicas.

PEDAGOGIA E APRENDIZAGEM INCLUSIVA E DIFERENCIADA
Relações entre formador-formando e formando-formando (sócio-construtivismo);
Criatividade pedagógica: desenvolvimento do processo criativo; a criatividade como ferramenta eficaz; técnicas e fontes de criatividade; potenciar a atitude criativa;
Dramatização de cenários pedagógicos;
Estratégias de adaptação e desenvolvimento para a inclusão e a formação de grupos coesos;
Dinamização de atividades indoor e/ou outdoor que permitam a aplicação dos conteúdos em diferentes contextos;
Vantagens e desvantagens da aplicação das diferentes técnicas pedagógicas em contextos diferenciados.

Módulo 5 - 10h à distância

COMPETÊNCIAS E OBJETIVOS OPERACIONAIS
Objetivos da formação e da aprendizagem;
Metodologias e técnicas de definição de objetivos;
Objetivos pedagógicos: função, níveis, componentes e domínios;
Redação de objetivos operacionais;
Conceito de competência;
Das competências aos objetivos;

DESENHO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO-APRENDIZAGEM
Métodos e técnicas de organização e planeamento da formação (presencial e/ou a distância);
Técnicas e estratégias de caracterização do grupo de formação;
Técnicas de análise de necessidades de competências profissionais e de caracterização do contexto profissional dos destinatários;
Tipos de conteúdos (teóricos, práticos e teórico/práticos);
Como construir um módulo de formação: Critérios de seleção e sequenciação de conteúdos segundo uma estrutura modular (unidades de formação, unidade capitalizável);
Princípios e métodos de desenvolvimento curricular (aplicados ao desenho de programas de formação);
Técnicas e critérios para calcular a distribuição do tempo da formação (volume dos conteúdos, grau de dificuldade, importância dos conteúdos/módulos, perfil dos formandos, modalidade de formação);
Conceção e elaboração do plano de sessão: pressupostos, etapas, objetivos, conteúdos;
Modelos de planos de sessão;
Elementos constituintes do plano de sessão (objetivos, métodos, técnicas, recursos, avaliação, duração).

Módulo 6 - 10h à distância

EXPLORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS
Funções dos recursos didáticos;
Tipos de recursos didáticos: convencionais, audiovisuais e multimédia;
Critérios de seleção dos recursos didáticos em função das características dos destinatários, objetivos de aprendizagem, conteúdos programáticos e forma de organização da formação (presencial/a distância);
Regras de elaboração de documentos projetáveis.

CONSTRUÇÃO DE APRESENTAÇÕES MULTIMÉDIA
Principais softwares de apresentação multimédia;
O PowerPoint como ferramenta base para a criação de apresentações;
Comandos e funcionalidades;
A interatividade da ferramenta;
Manipulação das apresentações em PowerPoint;
Criação de apresentações em PowerPoint;
Regras de elaboração de outras apresentações multimédia;
Tratamento de ficheiros a integrar na apresentação.

Módulo 7 - 10h à distância

FINALIDADES E FUNCIONALIDADES
Pesquisa e Navegação na Internet;
A evolução da Web (da 1.0 à atual);
Ferramentas da Web: técnicas de organização e adequação da informação selecionada aos destinatários da formação; interação (pesquisar e produzir conteúdos);
Introdução à Web;
Princípios básicos de formação/suporte de formação através de plataformas de e-learning;
Aprendizagem Cooperativa e Colaborativa;
Princípios básicos sobre e-Learning;
Tipologias e Funcionalidades de uma plataforma (p.e. Moodle);
Técnicas de adaptação dos conteúdos disponibilizados em papel à sua disponibilização online (em Pdf, comprimidos – ZIP, com apresentações em PowerPoint em modelo.pps);
Regras – Net-etiqueta.

COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Comunidades virtuais de aprendizagem (blogues, fórum de discussão, plataformas);
Princípios básicos da Web 2.0 (p.e., Redes sociais);
Inserção de recursos didáticos em plataformas colaborativas e de aprendizagem (p.e., normas scorm);
Estratégias, métodos e técnicas de organização do trabalho e da comunicação online;
Ferramentas de comunicação síncronas (chat e vídeo-conferência) e assíncronas (e-mail, blogues e fóruns de discussão);
O papel (e funções) do e-formador e e-moderador,
Princípios básicos da e-moderação e do e-formador.

Módulo 8 - 10h à distância

AVALIAÇÃO QUANTITATIVA E QUALITATIVA
Conceito, finalidades e objetos da avaliação;
Tipos de avaliação da formação (inicial: diagnóstica; contínua: formativa e sumativa; e final: sumativa);
Indicadores e critérios de avaliação da aprendizagem;
Características técnicas da avaliação (fiabilidade, validade e objetividade);
A problemática da subjetividade no processo de avaliação;
Técnicas de avaliação (observação, formulação de perguntas, medição) de acordo com os objetivos, metodologias e estratégias de formação;
Instrumentos de avaliação (grelhas de observação, escalas de classificação, testes de produção curta e longa, testes com questões de escolha múltipla, de verdadeiro/falso, de emparelhamento);
Escalas de classificação (numéricas, literal e descritivas);
Critérios de seleção das técnicas e instrumentos de avaliação da aprendizagem;
Regras da conceção dos instrumentos de avaliação (ponderação, tempo de realização e tempo médio por bloco de questões).

AVALIAÇÃO: DA FORMAÇÃO AO CONTEXTO DE TRABALHO
Princípios e métodos de avaliação da formação;
Avaliação da eficácia e eficiência do processo técnico-pedagógico;
Avaliação da qualidade da formação (estrutura do programa, objetivos, conteúdos, metodologia, atividades e recursos, formador);
Impacte de formação e inserção no mercado de trabalho;
Papéis e intervenientes no processo de avaliação (formador, tutor);
Formador e tutor: competências em comum;
Técnicas e instrumentos de recolha de informação (testes de conhecimentos, testes de performance, inquérito por entrevista, inquérito por questionário, análise documental, observação direta, focus group, estudos de caso, simulação, elaboração de projetos finais, análise de incidentes críticos, elaboração de portefólios, análise custo-benefício, construção de roteiros de atividades).

Módulo 9 - 10h presencial 

PREPARAÇÃO E CONCRETIZAÇÃO DAS SIMULAÇÕES
Processo de desenvolvimento das simulações.
ANÁLISE E PROSPETIVA TÉCNICO-PEDAGÓGICA
Análise e auto-análise dos comportamentos pedagógicos observados;
Síntese e avaliação dos comportamentos pedagógicos adquiridos;
Percursos para autoformação e aprendizagem ao longo da vida (Formação de: Formador de Formadores; Formador à distância; Formador-Consultor; Gestor/ Coordenador de Formação; Mediador de Formação dos cursos EFA’s).

Método de aprendizagem: Sessões presenciais: métodos expositivo, analógico, interrogativo, de descoberta, com recurso a projeção de slides, questionamento, estudos de casos, exercícios individuais e em grupo; jogos pedagógicos, autoscopias e elaboração e apresentação do PSI (Plano de Sessão Individual).
Sessões à distância: métodos expositivo, analógico, interrogativo e de descoberta, com recurso a consulta de manuais e documentação de apoio e elaboração de exercícios propostos através de uma plataforma e-Learning.

Língua: Português

MODALIDADE DE FORMAÇÃO: b-Learning /e-Learning
DURAÇÃO: 
b-Learning: 14 horas (4h presenciais e 10 h elearning)
e-Learning: 20 horas (totalmente à distância)
DATA: Flexível de acordo com a disponibilidade do cliente 
FORMADORES:  Ana Ferreira
VALOR: 
b-Learning: 175,00 euros + IVA 
e-Learning: 119 euros + IVA

Objetivos Gerais
Compreender o impacto da comunicação no relacionamento humano
Apreender as técnicas de comunicação assertiva na relação com os outros

Objetivos Específicos
Conhecer os processos de comunicação e o seu impacto no relacionamento humano
Conhecer as suas atitudes comunicacionais na relação com os outros
Utilizar técnicas de afirmação pessoal
Como lidar com comportamentos dificultadores da comunicação e do entendimento
Saber utilizar a negociação quotidiana e o comportamento realista para gerir os conflitos

Avaliação: Diagnóstica, Formativa e Sumativa

Tópicos

 -Conhecer os processos de comunicação e o seu impacto no relacionamento humano
A mensagem, o efeito e o processo de influência
Comunicação / comportamento um ato de escolha estratégica
As opiniões, julgamentos e representações de nós e dos outros

-Conhecer as suas atitudes comunicacionais na relação com os outros
Identificar o seu perfil comunicacional
Identificar as expressões de atitudes eficazes e ineficazes e as suas consequências

-Utilizar técnicas de afirmação pessoal
Saber escutar, questionar e utilizar a reformulação
Estimular o sentimento de cooperação

-Como lidar com comportamentos dificultadores da comunicação e do entendimento
Os sentimentos de defesa e ataque e as suas consequências nas relações interpessoais
Saber lidar com os comportamentos passivos, agressivos e manipuladores
Preparar-se para um diálogo difícil, utilizando o método DESC de Bower
Desenvolver uma postura construtiva nas relações de trabalho: abertura, disponibilidade e tolerância

-Saber utilizar a negociação quotidiana e o comportamento realista para gerir os conflitos
Promover uma plataforma negocial para gerir as situações difíceis
Potenciar uma atitude afirmativa nos outros para facilitar a negociação
Assegurar a mediação e treinar a construção de soluções negociadas

Materiais necessários: Computador ou Tablet

Método de aprendizagem: b-Learning: Pedagogia ativa fazendo recurso a exercícios de autodiagnóstico, trabalhos individuais e em subgrupo, estudos de caso e simulações de situações do quotidiano profissional.
e-Learning: Pedagogia ativa fazendo recurso a exercícios de autodiagnóstico, trabalhos individuais e atividades de fórum.

Língua: Português

MODALIDADE DE FORMAÇÃO: e-Learning

DURAÇÃO: 15 horas 

DATA: Flexível de acordo com a disponibilidade do cliente 

FORMADORES:  Ana Ferreira

VALOR: 120,00 euros + IVA

 

Objetivos Gerais

Apreender técnicas para ganhar eficácia na organização do seu tempo e otimizar a relação entre esforço e resultado

Saber estabelecer prioridades e gerir os contactos com o meio equilibrando a relação e o controlo do tempo


Objetivos Específicos

Conhecer o seu estilo de gestão no tempo

Atuar no núcleo da sua missão através de uma definição estratégica de prioridades

Planear de forma realista e flexível e aplicar as técnicas para “ganhar tempo”

Desenvolver a pro-atividade, gerir o stresse e aumentar o autodomínio

Gerir os contactos com o meio equilibrando a relação e o controlo do tempo

Delegar para se concentrar no essencial e desenvolver os colaboradores

Elaborar um plano de desenvolvimento individual


Avaliação: Diagnóstica; Formativa e Sumativa.


Tópicos


-Conhecer o seu estilo de gestão no tempo 

O seu perfil dominante de atuação face ao tempo e as implicações no quotidiano profissional

Identificar pontos fortes e pontos a melhorar


-Atuar no núcleo da sua missão através de uma definição estratégica de prioridades

Identificar as atividade core da sua missão

Utilizar a técnica análise do tempo investido para distinguir o importante do urgente e atribuir prioridades


-Planear de forma realista e flexível e aplicar as técnicas para “ganhar tempo”

Definir e planificar as atividades – o mês, a semana e o dia

Gerir os “imprevistos”, as “interrupções” e o síndrome das “urgências”

Identificar os cronófagos e encontrar soluções para os eliminar

Racionalizar o consumo do tempo, através da deslocação, simplificação, eliminação e reagrupamento


-Desenvolver a pro-atividade, gerir o stresse e aumentar o autodomínio

Aprender a agir em vez de reagir

Diagnosticar o seu stresse positivo e negativo, os seus níveis e fontes de stresse

Saber atuar com base em objetivos


-Gerir os contactos com o meio equilibrando a relação e o controlo do tempo

Utilizar uma comunicação centrada no essencial e uma linguagem precisa e objetiva

Saber dizer “não”

Aplicar as regras para consumir menos tempo em reuniões, entrevistas e contactos telefónicos

Princípios básicos da comunicação escrita a utilizar com o correio eletrónico


-Delegar para se concentrar no essencial e desenvolver os colaboradores

Identificar os principais bloqueios pessoais à delegação

Delegar: o quê, a quem, como

Preparar o processo de delegação e saber atuar em cada uma das suas fases


-Elaborar um plano de desenvolvimento individual

Identificar as técnicas mais apropriadas ao seu contexto para integrar no plano de desenvolvimento individual


Materiais necessários: Computador ou Tablet


Método de aprendizagem: Pedagogia ativa baseada em exercícios de autodiagnóstico, trabalhos individuais de diagnóstico dos gastos de tempo e de situações do quotidiano profissional e atividades de fórum. Aplicações práticas de gestão de prioridades, planificação e delegação.


Língua: Português

MODALIDADE DE FORMAÇÃO: e-Learning
DURAÇÃO: 15 horas 
DATA: Flexível de acordo com a disponibilidade do cliente 
FORMADORES:  Ana Ferreira
VALOR: 120,00 euros + IVA

Objetivos Gerais
-Compreender a importância e influência do atendimento para a organização
-Dominar as técnicas de vendas para atender e satisfazer o cliente

Objetivos Específicos
-Compreender o atendimento como uma alavanca para a atividade comercial
-Atender e vender criando valor para o cliente
-Dominar as técnicas de vendas para concretizar o negócio
-Fortalecer a relação com clientes do pós-venda

Avaliação: Diagnóstica; Formativa e Sumativa

Tópicos

-Compreender o atendimento como uma alavanca para a atividade comercial
A importância da qualidade de serviço na imagem da empresa
O cliente como foco principal da razão da existência da empresa
Compreender e detetar as expetativas, necessidades e exigências dos clientes
Responder às expetativas ou exceder as expetativas?
Como é que os clientes avaliam a qualidade de serviço da empresa
O perfil do atendedor comercial

-Dominar as técnicas de comunicação para um atendimento comercial eficaz
Saber criar um clima agradável, empatizar
A importância das primeiras impressões
Dar e receber informações
Escutar ativamente
Reformular para clarificar ou validar
Identificar as perguntas a fazer em função de cada situação
Reforçar a relação de confiança: detalhes que contribuem para a completa satisfação do cliente

-Identificar e treinar as etapas do processo de atendimento comercial
Acolher o cliente
Identificar as necessidades do cliente
Argumentar eficazmente
Responder às objeções
Apresentação do preço (valorização do produto e/ou serviço)
Despedida

-Fortalecer a relação com clientes nas situações de pósvenda
Transformar uma reclamação em oportunidades de fidelização
Os cinco passos para tratar uma reclamação
Fidelizar o cliente

Materiais necessários: Computador ou Tablet

Método de aprendizagem: Pedagogia ativa fazendo recurso a exercícios de autodiagnóstico, trabalhos individuais e atividades de fórum.

Língua: Português

MODALIDADE DE FORMAÇÃO: e-Learning
DURAÇÃO: 15 horas 
DATA: Flexível de acordo com a disponibilidade do cliente 
FORMADORES:  Ana Ferreira
VALOR: 120,00 euros + IVA

Objetivos Gerais
-Compreender a importância e influência do atendimento para a organização
-Dominar as técnicas de vendas para atender e satisfazer o cliente

Objetivos Específicos
-Compreender o atendimento como uma alavanca para a atividade comercial
-Atender e vender criando valor para o cliente
-Dominar as técnicas de vendas para concretizar o negócio
-Fortalecer a relação com clientes do pós-venda

Avaliação: Diagnóstica; Formativa e Sumativa

Tópicos

-Compreender o atendimento como uma alavanca para a atividade comercial
A importância da qualidade de serviço na imagem da empresa
O cliente como foco principal da razão da existência da empresa
Compreender e detetar as expetativas, necessidades e exigências dos clientes
Responder às expetativas ou exceder as expetativas?
Como é que os clientes avaliam a qualidade de serviço da empresa
O perfil do atendedor comercial

-Dominar as técnicas de comunicação para um atendimento comercial eficaz
Saber criar um clima agradável, empatizar
A importância das primeiras impressões
Dar e receber informações
Escutar ativamente
Reformular para clarificar ou validar
Identificar as perguntas a fazer em função de cada situação
Reforçar a relação de confiança: detalhes que contribuem para a completa satisfação do cliente

-Identificar e treinar as etapas do processo de atendimento comercial
Acolher o cliente
Identificar as necessidades do cliente
Argumentar eficazmente
Responder às objeções
Apresentação do preço (valorização do produto e/ou serviço)
Despedida

-Fortalecer a relação com clientes nas situações de pósvenda
Transformar uma reclamação em oportunidades de fidelização
Os cinco passos para tratar uma reclamação
Fidelizar o cliente

Materiais necessários: Computador ou Tablet

Método de aprendizagem: Pedagogia ativa fazendo recurso a exercícios de autodiagnóstico, trabalhos individuais e atividades de fórum.

Língua: Português

MODALIDADE DE FORMAÇÃO: e-Learning
DURAÇÃO: 15 horas 
DATA: Flexível de acordo com a disponibilidade do cliente 
FORMADORES:  Ana Ferreira
VALOR: 120,00 euros + IVA

Objetivos Gerais
Aumentar a eficácia na conceção e redação de textos profissionais
Treinar a redação de relatórios, mensagens e outros documentos, para conseguir os seus objetivos através da escrita.

Objetivos Específicos
Analisar a situação, definir a estratégia e organizar o pensamento
Saber estruturar um texto
Conhecer e saber aplicar os indicadores de controlo de qualidade dos textos
Desenvolver o seu estilo como redator
Apresentar os seus textos

Avaliação: Diagnóstica; Formativa e Sumativa

Tópicos

-Analisar a situação, definir a estratégia e organizar o pensamento
Analisar a situação, o contexto, o destinatário e definir a finalidade e objetivo do texto
Definição da estratégia e conceção de um plano coerente com a análise efetuada
Dispensável vs. Indispensável

-Saber estruturar um texto
Estruturação e objetividade da escrita
Os títulos e o objetivo
Classificação, coerência, articulação e hierarquização das ideias-chave
As sinteses, os resumos, o assunto e as apresentações
Conhecer e saber quando utilizar as diferentes estruturas de argumentação: à priori, à posteriori, ao contrário e metafórica
As regras de redação de textos curtos: o e-mail, a carta, a nota
As regras de redação de textos longos: o relatório, o artigo, o estudo

-Conhecer e saber aplicar os indicadores de controlo de qualidade dos textos
Aplicar e respeitar as regras da legibilidade:
A estrutura de parágrafos, as frases e a escolha das palavras
O sistema de pontuação
O índice de confusão
Técnicas para reler, rever e corrigir o texto

-Desenvolver o seu estilo como redator
Desbloquear a escrita
A pesquisa e a tomada de notas
Escrever imprimindo ritmo às frases
Como humanizar a informação
Factos, opiniões e convicções
Personalizar, ser positivo, utilizar uma linguagem assertiva
A informalidade: cuidados a ter

-Apresentar os seus textos
Utilizar a informação visual:
Os títulos, sumários, sínteses e resumos
Os princípios e fundamentos de uma apresentação eficaz

Materiais necessários: Computador ou Tablet

Método de aprendizagem: Pedagogia ativa fazendo recurso a exercícios de autodiagnóstico, trabalhos individuais e atividades de fórum. Exercícios sobre a conceção de textos reais.

Língua: Português