MODALIDADE DE FORMAÇÃO: e-Learning
DURAÇÃO: 20 horas
DATA: Flexível de acordo com a disponibilidade do cliente
FORMADORES: Ana Ferreira
VALOR: 120,00 euros + IVA
DURAÇÃO: 20 horas
DATA: Flexível de acordo com a disponibilidade do cliente
FORMADORES: Ana Ferreira
VALOR: 120,00 euros + IVA
Objetivos Gerais
Compreender a importância da gestão da formação para o desenvolvimento dos colaboradores
Objetivos Específicos
Definir a política de formação
Identificar as necessidades de formação
Elaborar e executar o plano de formação
Conhecer os métodos de avaliação da eficiência e eficácia da política de formação
Compreender a importância da gestão da formação para o desenvolvimento dos colaboradores
Objetivos Específicos
Definir a política de formação
Identificar as necessidades de formação
Elaborar e executar o plano de formação
Conhecer os métodos de avaliação da eficiência e eficácia da política de formação
Avaliação: Diagnóstica, formativa e sumativa
Tópicos
-Definir a política de formação
Elementos da política de formação
Identificar, recolher e tratar a informação
Tipologias de objetivos
A estrutura de gestão da formação coerente com a política de formação e o diagnóstico da organização
Regras de envolvimento e participação dos atores organizacionais na política de formação
-Identificar as necessidades de formação
Abordagens de diagnóstico, vantagens e desvantagens
As técnicas de identificação de necessidades de
formação:
A entrevista
O questionário
O sistema de avaliação de desempenho
O planeamento estratégico
A auditoria
Dos problemas às necessidades de formação
A definição de objetivos pedagógicos
A priorização das necessidades de formação identificadas
-Elaborar e executar o plano de formação
Estrutura do plano de formação
A elaboração do plano de formação – momentos e suportes:
Objetivo
Ações
Orçamento
Cronograma
Avaliação
O marketing na venda e a aprovação do plano de formação
A legislação em vigor aplicável à formação profissional
A execução e logística do plano de formação:
A realização das ações
A logística
Os procedimentos administrativos e financeiros
O acompanhamento da realização
-Conhecer os métodos de avaliação da eficiência e eficácia da política de formação
Finalidades da avaliação e respetivos métodos
Os possíveis designs do sistema de avaliação da formação
Tratamento e rentabilização da informação da avaliação da formação
Indicadores de medida da política de formação
Elaboração do relatório anual de formação
Tomar a decisão com base na informação recolhida
Redigir o relatório de síntese
Elementos da política de formação
Identificar, recolher e tratar a informação
Tipologias de objetivos
A estrutura de gestão da formação coerente com a política de formação e o diagnóstico da organização
Regras de envolvimento e participação dos atores organizacionais na política de formação
-Identificar as necessidades de formação
Abordagens de diagnóstico, vantagens e desvantagens
As técnicas de identificação de necessidades de
formação:
A entrevista
O questionário
O sistema de avaliação de desempenho
O planeamento estratégico
A auditoria
Dos problemas às necessidades de formação
A definição de objetivos pedagógicos
A priorização das necessidades de formação identificadas
-Elaborar e executar o plano de formação
Estrutura do plano de formação
A elaboração do plano de formação – momentos e suportes:
Objetivo
Ações
Orçamento
Cronograma
Avaliação
O marketing na venda e a aprovação do plano de formação
A legislação em vigor aplicável à formação profissional
A execução e logística do plano de formação:
A realização das ações
A logística
Os procedimentos administrativos e financeiros
O acompanhamento da realização
-Conhecer os métodos de avaliação da eficiência e eficácia da política de formação
Finalidades da avaliação e respetivos métodos
Os possíveis designs do sistema de avaliação da formação
Tratamento e rentabilização da informação da avaliação da formação
Indicadores de medida da política de formação
Elaboração do relatório anual de formação
Tomar a decisão com base na informação recolhida
Redigir o relatório de síntese
Materiais necessários: Computador ou tablet
Método de aprendizagem: Pedagogia ativa baseada em trabalhos individuais, estudo de casos, realização de exercícios práticos e actividades de fórum. Durante a formação, os participantes serão convidados a enviar situações que queiram ver trabalhadas.
Língua: Português