MODALIDADE DE FORMAÇÃO: e-Learning
DURAÇÃO: 20 horas
DATA: Flexível de acordo com a disponibilidade do cliente
FORMADORES: Ana Ferreira
VALOR: 120,00 euros + IVA
DURAÇÃO: 20 horas
DATA: Flexível de acordo com a disponibilidade do cliente
FORMADORES: Ana Ferreira
VALOR: 120,00 euros + IVA
Objetivos Gerais
Identificar o impacto da gestão e avaliação do desempenho nos resultados da organização
Construir, implementar e operacionalizar um sistema de gestão e avaliação do desempenho
Objetivos Específicos
Identificar os benefícios que um sistema de gestão e avaliação do desempenho tem para os resultados da empresa
Construir um sistema de gestão e avaliação do desempenho
Identificar as etapas para implementar e operacionalizar um sistema de gestão e avaliação do desempenho
Dominar os instrumentos da gestão e avaliação do desempenho: matriz de objetivos; entrevista de avaliação; avaliação de competências
Identificar o impacto da gestão e avaliação do desempenho nos resultados da organização
Construir, implementar e operacionalizar um sistema de gestão e avaliação do desempenho
Objetivos Específicos
Identificar os benefícios que um sistema de gestão e avaliação do desempenho tem para os resultados da empresa
Construir um sistema de gestão e avaliação do desempenho
Identificar as etapas para implementar e operacionalizar um sistema de gestão e avaliação do desempenho
Dominar os instrumentos da gestão e avaliação do desempenho: matriz de objetivos; entrevista de avaliação; avaliação de competências
Avaliação: Diagnóstica, formativa e sumativa
Tópicos
-Identificar os benefícios que um sistema de gestão e avaliação do desempenho tem para os resultados da empresa
A integração da gestão e avaliação do desempenho na gestão estratégica de recursos humanos
O impacto da gestão e avaliação do desempenho para a organização e colaboradores
Avaliação de desempenho como critério de despedimento por extinção do posto de trabalho – alterações ao código do trabalho e impactos da sua aplicação
O desenvolvimento de uma cultura de desempenho e o impacto no crescimento pessoal e profissional dos colaboradores e nos resultados
O ciclo de gestão e avaliação do desempenho: objetivos, plano; comunicação, acompanhamento e avaliação
-Construir um sistema de gestão e avaliação do desempenho
Pressupostos e princípios orientadores de um sistema de gestão e avaliação do desempenho:
estrutura organizacional;
Cultura, missão e valores;
perfis funcionais e de competências;
metodologia (top down, 270º; 360º; auto avaliação);
critérios de avaliação;
Principais fatores críticos de sucesso do sistema de gestão e avaliação do desempenho:
o processo;
os intervenientes e responsabilidades;
os instrumentos de monitorização e avaliação;
os sistemas de processamento de informação;
Gestão por objetivos – Tipologia, princípios e metodologia:
objetivos corporativos, funcionais e comportamentais;
alinhamento e desdobramento de objetivos;
Indicadores, métricas e acompanhamento de resultados;
-Identificar as etapas para implementar e operacionalizar um sistema de gestão e avaliação do desempenho
Envolvimento, participação e validação da gestão
Pilotar a mudança
Campanha de divulgação
A equipa de avaliadores
Plano de formação para avaliadores e avaliados
Assegurar um piloto – ano zero
Auditar o piloto e efetuar as correções e ajustamentos
Erros e resistências mais habituais na implementação do sistema
-Dominar os instrumentos da gestão e avaliação do desempenho: matriz de objetivos; entrevista de avaliação; avaliação de competências
A fixação de objetivos: transposição para colaboradores e equipas e negociação e compromisso entre chefia e colaborador
Dominar o referencial de competências e os critérios de avaliação
Realizar e conduzir a entrevista de gestão e avaliação de desempenho
Conhecer os impactos psicológicos do processo de avaliação
A integração da gestão e avaliação do desempenho na gestão estratégica de recursos humanos
O impacto da gestão e avaliação do desempenho para a organização e colaboradores
Avaliação de desempenho como critério de despedimento por extinção do posto de trabalho – alterações ao código do trabalho e impactos da sua aplicação
O desenvolvimento de uma cultura de desempenho e o impacto no crescimento pessoal e profissional dos colaboradores e nos resultados
O ciclo de gestão e avaliação do desempenho: objetivos, plano; comunicação, acompanhamento e avaliação
-Construir um sistema de gestão e avaliação do desempenho
Pressupostos e princípios orientadores de um sistema de gestão e avaliação do desempenho:
estrutura organizacional;
Cultura, missão e valores;
perfis funcionais e de competências;
metodologia (top down, 270º; 360º; auto avaliação);
critérios de avaliação;
Principais fatores críticos de sucesso do sistema de gestão e avaliação do desempenho:
o processo;
os intervenientes e responsabilidades;
os instrumentos de monitorização e avaliação;
os sistemas de processamento de informação;
Gestão por objetivos – Tipologia, princípios e metodologia:
objetivos corporativos, funcionais e comportamentais;
alinhamento e desdobramento de objetivos;
Indicadores, métricas e acompanhamento de resultados;
-Identificar as etapas para implementar e operacionalizar um sistema de gestão e avaliação do desempenho
Envolvimento, participação e validação da gestão
Pilotar a mudança
Campanha de divulgação
A equipa de avaliadores
Plano de formação para avaliadores e avaliados
Assegurar um piloto – ano zero
Auditar o piloto e efetuar as correções e ajustamentos
Erros e resistências mais habituais na implementação do sistema
-Dominar os instrumentos da gestão e avaliação do desempenho: matriz de objetivos; entrevista de avaliação; avaliação de competências
A fixação de objetivos: transposição para colaboradores e equipas e negociação e compromisso entre chefia e colaborador
Dominar o referencial de competências e os critérios de avaliação
Realizar e conduzir a entrevista de gestão e avaliação de desempenho
Conhecer os impactos psicológicos do processo de avaliação
Materiais necessários: Computador ou tablet
Método de aprendizagem: Pedagogia ativa fazendo recurso a trabalhos individuais, estudo de casos, realização de exercícios práticos e atividades de fórum.
Língua: Português