MODALIDADE DE FORMAÇÃO: b-Learning
DURAÇÃO: 15 horas
DATA: Flexível de acordo com a disponibilidade do cliente
FORMADORES: Ana Ferreira
VALOR: 175,00 euros + IVA
DURAÇÃO: 15 horas
DATA: Flexível de acordo com a disponibilidade do cliente
FORMADORES: Ana Ferreira
VALOR: 175,00 euros + IVA
Objetivos Gerais
Desenvolver competências pedagógicas de forma a utilizar a própria experiência profissional em formação
Objetivos Específicos
Dominar os princípios fundamentais da pedagogia de adultos
Planear, organizar, estruturar e avaliar uma sequência formativa
Aplicar eficazmente as técnicas de animação formativa
Gerir situações difíceis em contexto formativo
Desenvolver competências pedagógicas de forma a utilizar a própria experiência profissional em formação
Objetivos Específicos
Dominar os princípios fundamentais da pedagogia de adultos
Planear, organizar, estruturar e avaliar uma sequência formativa
Aplicar eficazmente as técnicas de animação formativa
Gerir situações difíceis em contexto formativo
Avaliação: Diagnóstica; Formativa e Sumativa
Tópicos:
-Dominar os princípios fundamentais da pedagogia de adultos
Papel e perfil do formador – dinamizador
Modalidades pedagógicas em formação de adultos
Os processos de aprendizagem, a pedagogia de adultos e as regras pedagogia ativa
Condicionantes grupais e individuais que influenciam a aprendizagem e o desenvolvimento
-Planear, organizar, estruturar e avaliar uma sequência formativa
Definir objetivos gerais e específicos de acordo com os vários domínios do saber
Definir uma organização pedagógica: o itinerário, os patamares pedagógicos, a progressão pedagógica
Elaborar um plano de sessão
Conhecer, selecionar e utilizar os diferentes métodos pedagógicos
A utilização adequada dos meios e suportes pedagógicos
Avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem
-Aplicar eficazmente as técnicas de animação formativa
Desenvolver a empatia na relação pedagógica
Fomentar e gerir a participação do grupo
Importância da expressão verbal e não verbal: a voz, os gestos e o olhar
Treinar a escuta ativa e a reformulação
Corrigir e reconhecer o contributo individual e do grupo
-Gerir situações difíceis em contexto formativo
A dinâmica de grupos e os fenómenos de liderança em contexto formativo
Lidar com os participantes difíceis
Lidar afirmativamente com as objeções
Utilização das técnicas de reformulação para gerir situações difíceis
Adotar estratégias de moderação face a cenários de potencial conflito
Papel e perfil do formador – dinamizador
Modalidades pedagógicas em formação de adultos
Os processos de aprendizagem, a pedagogia de adultos e as regras pedagogia ativa
Condicionantes grupais e individuais que influenciam a aprendizagem e o desenvolvimento
-Planear, organizar, estruturar e avaliar uma sequência formativa
Definir objetivos gerais e específicos de acordo com os vários domínios do saber
Definir uma organização pedagógica: o itinerário, os patamares pedagógicos, a progressão pedagógica
Elaborar um plano de sessão
Conhecer, selecionar e utilizar os diferentes métodos pedagógicos
A utilização adequada dos meios e suportes pedagógicos
Avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem
-Aplicar eficazmente as técnicas de animação formativa
Desenvolver a empatia na relação pedagógica
Fomentar e gerir a participação do grupo
Importância da expressão verbal e não verbal: a voz, os gestos e o olhar
Treinar a escuta ativa e a reformulação
Corrigir e reconhecer o contributo individual e do grupo
-Gerir situações difíceis em contexto formativo
A dinâmica de grupos e os fenómenos de liderança em contexto formativo
Lidar com os participantes difíceis
Lidar afirmativamente com as objeções
Utilização das técnicas de reformulação para gerir situações difíceis
Adotar estratégias de moderação face a cenários de potencial conflito
Materiais necessários: Computador ou Tablet
Método de aprendizagem: Pedagogia ativa fazendo recurso a exercícios de autodiagnóstico, trabalhos individuais e em subgrupo, estudos de caso e simulações de situações do quotidiano profissional.
Língua: Português