MODALIDADE DE FORMAÇÃO: e-Learning
DURAÇÃO: 15 horas
DATA: Flexível de acordo com a disponibilidade do cliente
FORMADORES: Ana Ferreira
VALOR: 120,00 euros + IVA
DURAÇÃO: 15 horas
DATA: Flexível de acordo com a disponibilidade do cliente
FORMADORES: Ana Ferreira
VALOR: 120,00 euros + IVA
Objetivos Gerais
Saber avaliar o impacto de uma ação de formação e, consequentemente, entender a importância do retorno do investimento
Objetivos Específicos
Avaliar a formação
Dominar o modelo de avaliação de Donald Kirkpatrik
Conhecer os instrumentos de avaliação
Construir um projeto de avaliação
Saber avaliar o impacto de uma ação de formação e, consequentemente, entender a importância do retorno do investimento
Objetivos Específicos
Avaliar a formação
Dominar o modelo de avaliação de Donald Kirkpatrik
Conhecer os instrumentos de avaliação
Construir um projeto de avaliação
Avaliação: Diagnóstica, formativa e sumativa.
Tópicos
-Avaliar a formação
Princípios e métodos de avaliação da formação
Reconhecimento da avaliação como parte integrante da formação
Avaliação da qualidade da formação (estrutura do programa, objetivos, conteúdos, metodologia, actividades e recursos, formador)
Impacto da formação e inserção no mercado de trabalho
-Dominar o modelo de avaliação de Donald Kirkpatrik
Nível 1: Reação
Nível 2: Aprendizagem
Nível 3: Comportamento
Nível 4: Resultados
Nível 5: Retorno do Investimento
-Conhecer os instrumentos de avaliação
Técnicas e instrumentos de recolha de informação
Critérios para a escolha eficaz dos instrumentos
Condições necessárias à utilização dos instrumentos
Vantagens e desvantagens de cada instrumento
-Construir um projeto de avaliação
Preparação da avaliação:
Antes da formação: as ferramentas de diagnóstico
Durante a formação: os momentos cruciais e as técnicas
Depois da formação: a validação
-Adequação das fases e instrumentos de avaliação a cada contexto formativo
Princípios e métodos de avaliação da formação
Reconhecimento da avaliação como parte integrante da formação
Avaliação da qualidade da formação (estrutura do programa, objetivos, conteúdos, metodologia, actividades e recursos, formador)
Impacto da formação e inserção no mercado de trabalho
-Dominar o modelo de avaliação de Donald Kirkpatrik
Nível 1: Reação
Nível 2: Aprendizagem
Nível 3: Comportamento
Nível 4: Resultados
Nível 5: Retorno do Investimento
-Conhecer os instrumentos de avaliação
Técnicas e instrumentos de recolha de informação
Critérios para a escolha eficaz dos instrumentos
Condições necessárias à utilização dos instrumentos
Vantagens e desvantagens de cada instrumento
-Construir um projeto de avaliação
Preparação da avaliação:
Antes da formação: as ferramentas de diagnóstico
Durante a formação: os momentos cruciais e as técnicas
Depois da formação: a validação
-Adequação das fases e instrumentos de avaliação a cada contexto formativo
Materiais necessários: Computador ou tablet
Método de aprendizagem: Pedagogia ativa fazendo recurso a exercícios práticos, trabalhos individuais, síntese final e atividades de fórum.
Língua: Português