MODALIDADE DE FORMAÇÃO: e-Learning
DURAÇÃO: 15 horas
DATA: Flexível de acordo com a disponibilidade do cliente
FORMADORES: Ana Ferreira
VALOR: 120,00 euros + IVA
DURAÇÃO: 15 horas
DATA: Flexível de acordo com a disponibilidade do cliente
FORMADORES: Ana Ferreira
VALOR: 120,00 euros + IVA
Objetivos Gerais
Descobrir como lidar com situações adversas
Desenvolver uma estrutura de resiliência
Objetivos Específicos
Conhecer os benefícios pessoais e organizacionais da resiliência
Identificar o nível de resiliência individual
Identificar e desenvolver fatores de resiliência para superar obstáculos pessoais e organizacionais
Desenvolver os pilares da resiliência
Analisar, decompor e enfrentar situações adversas com uma atitude positiva
Conhecer e compreender o modelo de mudança internacional de boyatzis e utilizá-lo para o desenvolvimento e treino das competências emocionais
Descobrir como lidar com situações adversas
Desenvolver uma estrutura de resiliência
Objetivos Específicos
Conhecer os benefícios pessoais e organizacionais da resiliência
Identificar o nível de resiliência individual
Identificar e desenvolver fatores de resiliência para superar obstáculos pessoais e organizacionais
Desenvolver os pilares da resiliência
Analisar, decompor e enfrentar situações adversas com uma atitude positiva
Conhecer e compreender o modelo de mudança internacional de boyatzis e utilizá-lo para o desenvolvimento e treino das competências emocionais
Avaliação: Diagnóstica; Sumativa e Formativa
Tópicos
-Conhecer os benefícios pessoais e organizacionais da resiliência
A resiliência pessoal e organizacional – definições
Benefícios da resiliência, nas pessoas, nas equipas e nas organizações
As consequências pessoais e organizacionais dos comportamentos não resilientes
-Identificar o nível de resiliência individual
Diagnóstico do nível de resiliência
As rotinas e os hábitos – como desenvolver comportamentos alternativos
Planear a mudança de comportamentos
-Identificar e desenvolver fatores de resiliência para superar obstáculos pessoais e organizacionais
Conhecer as principais dificuldades à resiliência
Identificar as atitudes e comportamentos das pessoas resilientes
-Desenvolver os pilares da resiliência
Autoconsciência: conhecer-se e aceitar-se
Autoconfiança: certeza nas capacidades, nos valores próprios e nos objetivos
Autodisciplina: definir um propósito de vida, gerir emoções e impulsos negativos, gerir prioridades, assumir responsabilidade pelo desempenho pessoal, desenvolver a perseverança
Flexibilidade: agir sobre os acontecimentos, encontrar comportamentos alternativos, ver as situações na ótica dos outros, ter uma atitude positiva, ser aberto, aprender com os sucessos e os insucessos
Influência: quando influenciar ou deixar-se influenciar, ser convicto a transmitir as suas ideias, basear as relações em confiança reciproca
-Analisar, decompor e enfrentar situações adversas com uma atitude positiva
Atuar positivamente nos processos de mudança
Estar focado, inspirar confiança, dar o exemplo
Atuar segundo valores e princípios
Analisar os fracassos, aprender com eles e seguir em frente
-Conhecer e compreender o modelo de mudança internacional de boyatzis e utilizá-lo para o desenvolvimento e treino das competências emocionais
A resiliência pessoal e organizacional – definições
Benefícios da resiliência, nas pessoas, nas equipas e nas organizações
As consequências pessoais e organizacionais dos comportamentos não resilientes
-Identificar o nível de resiliência individual
Diagnóstico do nível de resiliência
As rotinas e os hábitos – como desenvolver comportamentos alternativos
Planear a mudança de comportamentos
-Identificar e desenvolver fatores de resiliência para superar obstáculos pessoais e organizacionais
Conhecer as principais dificuldades à resiliência
Identificar as atitudes e comportamentos das pessoas resilientes
-Desenvolver os pilares da resiliência
Autoconsciência: conhecer-se e aceitar-se
Autoconfiança: certeza nas capacidades, nos valores próprios e nos objetivos
Autodisciplina: definir um propósito de vida, gerir emoções e impulsos negativos, gerir prioridades, assumir responsabilidade pelo desempenho pessoal, desenvolver a perseverança
Flexibilidade: agir sobre os acontecimentos, encontrar comportamentos alternativos, ver as situações na ótica dos outros, ter uma atitude positiva, ser aberto, aprender com os sucessos e os insucessos
Influência: quando influenciar ou deixar-se influenciar, ser convicto a transmitir as suas ideias, basear as relações em confiança reciproca
-Analisar, decompor e enfrentar situações adversas com uma atitude positiva
Atuar positivamente nos processos de mudança
Estar focado, inspirar confiança, dar o exemplo
Atuar segundo valores e princípios
Analisar os fracassos, aprender com eles e seguir em frente
-Conhecer e compreender o modelo de mudança internacional de boyatzis e utilizá-lo para o desenvolvimento e treino das competências emocionais
Materiais necessários: Computador ou Tablet
Método de aprendizagem: Pedagogia ativa fazendo recurso a exercícios de autodiagnóstico, trabalhos individuais e atividades de fórum.
Língua: Português